Aprendendo Matematica

APRENDENDO MATEMÁTICA PARA O DIA A DIA

Entre os dias 29/08 à 02/09/2022 foi realizado na EMEF “Oswaldo Campos” O Projeto Mercadinho, o projeto surgiu com intuito de trabalhar a matemática, mais especificamente o sistema monetário, de forma prática e atrativa, pois a matemática financeira é vista pelas crianças como difícil e a maioria quando encontra dificuldades, não aprende ou não entende o conteúdo ministrado em sala de aula, tem como conseqüência o desinteresse. Entretanto, a riqueza desse tema abre um leque para inúmeros outros trabalhos, como: educação financeira, conscientização ambiental, interpretação textual, alimentação saudável, entre outros assuntos.

O projeto instiga o aluno a buscar soluções para resolver problemas do cotidiano, de maneira lúdica e significativa, ao invés de esperar respostas do professor ou livro. Dessa forma, diminuem as dificuldades existentes, fazendo com que os alunos sintam prazer, e até mesmo se divirtam estudando matemática. Ao simular o mercadinho nos deparamos com várias situações reais, comuns do dia a dia, onde precisamos calcular para fazer as compras de casa, conferir o troco, realizar soma dos produtos, reconhecer rótulos para ver se estão dentro do prazo de validade, entre outros.

Dentre os objetivos do projeto estão:

 Desenvolver a leitura e a escrita das cédulas e moedas;

 Desenvolver o raciocínio lógico na resolução de situações – problemas do dia a dia

 Construir conceitos de adição, subtração e multiplicação;

 Identificar as cédulas e moedas que circulam no país, reconhecendo seu uso cotidiano;

 Conhecer diferentes tipos de textos como: folhetos, embalagens e listas.

Este projeto é resultado da parceria entre Secretaria Municipal de Educação e Pedra Agroindustrial S/A • Usina Buriti, com o apoio da Prefeitura Municipal de Aramina.

A Secretária de Educação Silvana Jorge, agradece a Pedra Agroindustrial S/A • Usina Buriti pela parceria, e já afirma que estará em busca de parcerias que fazem a diferença na Educação de Aramina, agradece também a Equipe Pedagógica e Administrativa da Escola Oswaldo Campos, em nome da Diretora Marilda Luca Martins e a Coordenadora Pedagógica Andresa Reque, a colaboração das equipes foi fundamental para realização e execução do Projeto com sucesso.