Fale Conosco (16) 3752-7000

DÚVIDAS

Confira aqui as Perguntas Frequentes

Conheça detalhes da administração pública do executivo municipal.

  • Você pode solicitar a segunda via do seu IPTU diretamente na prefeitura municipal ou através do site oficial, onde geralmente há um portal específico para emissão de boletos e documentos fiscais.

  • Para obter uma licença para construção ou reforma, você precisa apresentar um projeto arquitetônico na prefeitura municipal e seguir os trâmites estabelecidos pelo departamento de urbanismo e obras públicas.

  • O agendamento para recolhimento de entulhos geralmente é feito através do serviço de limpeza urbana da prefeitura. Você pode entrar em contato com o departamento responsável por telefone ou pessoalmente para agendar o recolhimento.

  • Você pode obter informações sobre programas de assistência social na prefeitura municipal, especificamente no departamento de assistência social ou no centro de referência de assistência social (CRAS) mais próximo de sua residência.

  • A isenção de taxas municipais pode variar de acordo com cada serviço e critérios estabelecidos pela legislação local. Você deve verificar os requisitos específicos na prefeitura municipal e solicitar a isenção mediante documentação comprobatória.

  • Para abrir um negócio e obter alvará de funcionamento, você precisa registrar a empresa na Junta Comercial, obter o CNPJ, verificar os requisitos específicos na prefeitura municipal e solicitar o alvará de funcionamento junto ao departamento responsável.

  • Você pode participar das audiências públicas promovidas pela prefeitura municipal acompanhando os comunicados oficiais divulgados nos meios de comunicação da cidade, geralmente através do site oficial da prefeitura ou por meio de convites diretos à comunidade.

  • Você pode registrar reclamações sobre problemas como buracos nas ruas ou falta de iluminação pública na ouvidoria municipal, que geralmente é o canal responsável por receber e encaminhar demandas da população para os setores competentes da prefeitura.

  • Você pode solicitar o cadastramento em programas habitacionais na prefeitura municipal, geralmente através do departamento de habitação ou da secretaria responsável pelos assuntos relacionados à moradia, seguindo os procedimentos estabelecidos para cada programa específico.

  • As informações sobre os horários e itinerários dos ônibus urbanos geralmente estão disponíveis no site oficial da prefeitura municipal, no departamento de transporte público, ou nos pontos de ônibus da cidade onde são afixadas as tabelas de horários.